Prefeitura e Médicos iniciam diálogo que pode levar ao fim da greve da categoria em Caxias

O primeiro encontro oficial entre representantes do governo de Daniel Guerra (PRB) e Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul foi promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (23). O Legislativo convocou a reunião para que as partes pudessem dialogar e em conjunto possam resolver o atual impasse que tem gerado a precarização do atendimento médico na rede pública.

O secretário da Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho, se manifestou em nome do prefeito, salientando que o Executivo está disposto a conversar com os servidores para que seja estabelecida uma nova relação de trabalho. No entanto, relatou que o principal empecilho neste momento é tempo hábil para elaborar algo concreto, por isso pede compreensão e paciência dos colegas de profissão.

Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Médicos, Marlonei Silveira dos Santos, lembrou que a questão foi levada à Justiça pelo município, inclusive, o que acabou legalizando a paralisação dos profissionais do SUS. Avalia como positiva a postura do prefeito em querer negociar, mas espera que realmente uma proposta concreta seja apresentada até segunda-feira (27), quando em assembleia a categoria vai decidir os rumos da greve.

O presidente da Comissão de Saúde, Renato Oliveira (PCdoB), parabenizou a postura das partes em querer construir um entendimento. O vereador salientou que a busca por melhores salários e condições de trabalho é uma luta justa dos servidores médicos, mas que nenhum interesse particular ou pessoal pode ser maior que a cidade e a população.