Ex Prefeito Daniel Guerra Promete e Reinaugura o Antigo Postão 24 horas ainda em 2019. Agora a Upa Central 24 Horas.

O antigo Postão 24 horas, passou por reformas necessárias para o bom uso e eficiência no atendimento à população, passando a ser a UPA Central 24 horas. Previsto para ser inaugurada em 31/12/2019, Guerra resolveu antecipar e foi reinaugurada em 20/12/2019, dois dias antes do impeachment .

Segundo o ex prefeito prefeito será um presente de final de ano a população. É um serviço diferenciado, com infraestrutura renovada e ampliada. O atendimento e a assistência será de alta qualidade, honrando o compromisso assumido com a comunidade. O investimento foi superior a 5,5 milhões de reais. Foi ampliado o número de leitos e poltronas de observação, sala exclusiva para inalação, dois novos quartos de isolamento, central de gases medicinais, acesso exclusivo para ambulâncias e macas, são alguns dos serviços diferenciados no atendimento de urgência e emergência. Segundo o ex prefeito Guerra com estas reformas, será possível pleitear junto ao governo federal e estadual verbas em torno de R$ 525 mil por mês, enquadrando como Upa de Pronto Atrendiemnto de nível III ( UPA III). O antigo postão era mantido com verbas só do Município de Caxias do Sul.

Eram reformas necessárias, embora o Conselho Municipal de Saúde e algumas entidades que se colocaram na trincheira em oposição ao governo Guerra tenham sido contra o fechamento do Postão para reformas. Situação colocada pela prefeitura: como fazer uma reforma ampla, completa em funcionamento, sem afetar o bem estar dos pacientes, inclusive com pessoas internadas, parecidas como mini Utis ?

Mas o Ministério Público, com fundamentos legais, avalisou o fechamento do Postão para reformas. Como garantia foi feito um TAC-Termo de Ajustamento de Conduta. Entre os termos de ajustamento foi a obrigação de manter o atendimento, mesmo que em outro local. Com isto foi criada a UPA da Zona Norte.

Embora a UPA Central tenha sido reinaugurada, não foi com toda a sua estrutura completa, porque ainda não foram contratados todos os profisisonais necessários. Muitos procedimentos ainda continuam na UPA da Zona Norte. A nova Secretária da Saúde, Marguit Weber Meneguzzi diz que até dia 15 de janeiro a escala deverá estar completa. Enquanto isto, o velho dilema de sempre voltou `tona, pesssoas esperando horas e horas por atendimento e muitas vezes, mesmo doentes indo embora por não aguentarem o sofrimento pela espera por atendimento.