Leite materno contém todos os benefícios para a saúde do bebê, o Brasil tem sido exemplo para outros países

Segundo o Ministério da saúde, para muitos a doação de leite parece ser somente um momento sublime, que todas as mães desejam e de suma importância somente para aquelas mulheres que conseguem amamentar, nada além disso. Ledo engano! O leite materno é o melhor e mais nutritivo alimento para os bebês, mas infelizmente não é para todas as mães.

Bebês prematuros, por exemplo a mãe ás vezes não consegue alimentá-lo. Aí ele deve ir para uma Unidade de Tratamento Intenso (UTI) para ser se desenvolver, e precisa de leite doado por outras mães. .

O leite materno fornecido pelo banco do hospital, doado por outras mães, é de extrema importância para salvar e alimentar estes bebês prematuros.

É por isso que o Brasil celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, acompanhando as comemorações nos países da América Latina, Caribe Hispânico, África Portuguesa e Península Ibérica. Qualquer quantidade de leite humano é importante para estes bebês. O leite doado é destinado a crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Dependendo do tamanho do prematuro, 1 ml de leite humano já é suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

No sistema de coleta e distribuição do leite materno. o Brasil tem sido exemplo para outros países. O BRICS, por exemplo, composto por China, Rússia, Índia e África do Sul vão adotar o sistema brasileiro para coleta e distribuição do leite materno.